Tecnologia na escola: como a inovação influencia o papel do professor?

O uso da tecnologia na escola tem se tornado cada vez mais frequente em diferentes instituições de ensino ao redor do mundo. Estrutura, materiais didáticos e outros recursos utilizados por estudantes nas salas de aula da Educação Infantil até o Ensino Médio mudaram o papel do professor como guia e figura principal dessa jornada de aprendizagem.

Essa transformação é tão grande que pode fazer com que muitos profissionais da área de educação se sintam inseguros diante dos desafios impostos por essa nova forma de ensinar e aprender. Afinal, o que muda no papel do professor com a presença da tecnologia no ambiente escolar? Falaremos mais sobre o assunto a seguir.

Qual é a relação entre as crianças e adolescentes com a tecnologia?

Mesmo em um país em que há uma grande desigualdade social como o Brasil, a internet está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, e as crianças e adolescentes fazem parte desse grupo de pessoas conectadas. Saber usar essa janela para o mundo de forma produtiva e enriquecedora é fundamental para os estudantes. 

Neste contexto, o papel do professor é fundamental e eles acreditam na importância da tecnologia para impulsionar a educação. Reforçando esse argumento, o levantamento “Conselho de Classe“, realizado pela Fundação Lemann mostrou que 92% dos professores acreditam nos efeitos positivos da inserção da tecnologia.

Como o professor influencia no desenvolvimento do aluno? 

O papel do educador é construir diversas possibilidades e oportunidades para os alunos. São os professores que propõem desafios, questionam, mediam as relações sociais, olham para os estudantes como um ser humano único e completo em sua plenitude. 

Sua atuação tem como objetivo valorizar e entender os aspectos emocionais e sociais de cada criança e adolescente dentro da escola. Por isso, a relação que o professor constrói com seus alunos é enriquecedora na aprendizagem. 

Professor e aluno podem construir laços que fogem completamente da capacidade de qualquer tecnologia. Faz parte do seu dia a dia explorar as ferramentas que contribuem para a construção do saber. Então, por que contar também com a tecnologia para isso? Ao levarmos a digitalização para a sala de aula, o professor abre as portas para tornar esse processo de aprendizagem muito mais significativo.

O contato diário com a tecnologia na escola é motivador para os estudantes, levando à inovação e atualização dos fazeres escolares, além de favorecer o processo de aprendizagem e o envolvimento dos estudantes com os meios de aprender. Ao mesmo tempo, os professores têm um papel fundamental nesse contato com a tecnologia.

Em outras palavras, a tecnologia é apenas uma ferramenta que, nas mãos certas, pode levar os estudantes muito mais longe em sua jornada de aprendizagem. Está procurando por uma escola que prepare seu filho para o futuro? Conheça as unidades escolares da Escola Mais e encontre a unidade mais próxima de você!