Sentimentos na Educação Infantil: importância e como desenvolver
A educação infantil constrói a base de conhecimentos e aprendizados para o futuro. E é onde se inicia a construção da base socioemocional das crianças, ajudando-as a se descobrirem como indivíduos e preparando-as para o convívio em sociedade. Neste período se desenvolvem os sentimentos na educação infantil.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) declarou que as escolas precisam contemplar as competências socioemocionais em seus currículos.Se você quer entender a importância de trabalhar os sentimentos na educação infantil, leia este guia até o final!
A importância de trabalhar os sentimentos na educação infantil
A importância de trabalhar os sentimentos na educação infantil
Embora os sentimentos e emoções façam parte da vida, identificá-los e demonstrá-los de forma adequada nem sempre são tarefas simples para as crianças, principalmente durante os ciclos do ensino fundamental 1 e 2.
Isso torna muito importante todo o cuidado com os sentimentos nessa fase. Muitas vezes a criança ainda está descobrindo suas emoções, como lidar com elas e como expressá-las e, por isso, ela precisa de suporte para desenvolver.O auxílio da escola se torna essencial para que a criança aprenda a gerenciar seus sentimentos de forma saudável.
Como trabalhar as emoções das crianças?
Como trabalhar as emoções das crianças?
Lidar com os sentimentos na educação infantil nem sempre é simples para a escola e para os responsáveis, mas existem caminhos que podem tornar esse processo mais leve para todos, especialmente para as crianças.
Os estímulos emocionais podem vir de diversos motivos e acontecimentos, tanto internos como também externos. Na Escola Mais, promovem-se atividades sobre autonomia, sentimentos e emoções a partir do ensino fundamental I e ensino fundamental II.
Atividades sobre sentimentos e emoções na Educação Infantil
Atividades sobre sentimentos e emoções na Educação Infantil
Existem muitas formas de trabalhar os sentimentos e emoções na educação infantil. Seja na escola ou em casa, as atividades como contação de histórias, brincadeiras lúdicas, conversas e até mesmo filmes são atividades que podem ajudar a criança a pensar e questionar sobre seus sentimentos e emoções.
Como criar uma criança autônoma?
Como criar uma criança autônoma?
O desenvolvimento socioemocional alcançado pelo autoconhecimento é um fator essencial para desenvolver a autonomia nas crianças.
Esse trabalho precisa ser desenvolvido com qualidade também na escola, afinal, muitas vezes a criança tem um contato maior com seus sentimentos e emoções no ambiente escolar.
Na Escola Mais, separamos as atividades entre o Período Pedagógico e no contraperíodo, assim, os alunos aprendem e se desenvolvem por meio de diferentes estratégias pedagógicas. Navegue pelo nosso site e conheça nossas unidades escolares e todos os diferenciais da Escola Mais para a educação do seu filho!