Mais.1

Você já ouviu falar em Metodologias Ativas?

De modo geral, ter uma metodologia ativa é promover uma educação em que o estudante se torne o protagonista de sua aprendizagem, rompendo com a lógica do ensino tradicional em que o professor detém todo o conhecimento, e os estudantes somente o recebem. 

As Metodologias Ativas seguem estratégias pedagógicas que concordam com os parâmetro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que defende que as tecnologias digitais de informação e comunicação devem ser utilizadas de forma significativa, crítica, ética e reflexiva e que podem agregar qualidade na atividade escolar, vida pessoal e coletiva.

Atualmente, essa metodologia tem sido amplamente discutida e adotada por muitas escolas e universidades, pois se apresenta no meio acadêmico reconhecidamente como uma metodologia superior no desenvolvimento de habilidades e competências que queremos ver em nossos estudantes. 

A importância da autonomia no processo de aprendizagem

Na Escola Mais tornar o estudante autônomo em sua aprendizagem é foco do trabalho pedagógico.

Por isso, na nossa rotina, reservamos momentos em que os estudantes possam estudar sozinhos ou em grupos. Momentos que permitem a acomodação e a apropriação dos conhecimentos. No Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio, a rotina é composta por momentos de aula com professores, mas também por momentos de estudos autônomos, que ocorrem nos espaços que chamamos de Salões de Estudos.

O que acontece nos nossos Salões de Estudos?

No Salão de Estudos, os estudantes têm acesso a um roteiro digital de estudos e uma proposta de produção de Prática de Estudos. No Roteiro de Estudos, o estudante encontrará diversos textos, vídeos e propostas de discussão. Ao acessar essa variedade de materiais, podem refletir, discutir e praticar. Os estudantes recebem também uma proposta de Prática de Estudo para uma produção autoral de acordo com o tema estudado. Nossos estudantes produzem sínteses, mapas mentais, resenhas e até mesmo produções artísticas sobre o conteúdo aprendido. 

Conteúdo de estudo

Os temas de estudo nos roteiros trazem conteúdos que serão mais tarde  trabalhados em sala de aula – prática nomeada Sala de Aula Invertida. Além do trabalho com Sala de Aula Invertida, também são desenvolvidas propostas de consolidação de conhecimentos, assuntos paralelos que proporcionam aprofundamento teórico e também a possibilidade dos professores também incluírem constantemente materiais de estudo que sejam adequados para os temas trabalhados por cada uma das turmas. 

Todos esses materiais auxiliam o estudo e, aos poucos, nossos estudantes vão aprendendo boas estratégias para saber e aprender mais.

Aprendendo a aprender

No Salão de Estudos, nossos estudantes são diariamente convidados (e desafiados) a “aprenderem a aprender”. 

A habilidade de buscar informações e trabalhar com práticas de estudo, em um horário do dia reservado para isso, fortalece a autonomia e espírito empreendedor de nossas crianças e jovens, que aprendem a buscar informações adequadas e a organizar seu tempo para desenvolvimento pessoal e, por consequência, praticam a gestão de tempo. 

A Escola Mais trabalha em seus Salões de Estudos diários com Metodologias Ativas que são, portanto, uma ótima estratégia de preparação dos estudantes para um futuro que pode chegar cheio de surpresas, novidades e desafios. 

E muito mais no Blog da Escola Mais

Acesse nos links abaixo:

Metodologias ativas de aprendizagem: o que são e como aplicá-las na educação?

O que são Metodologias Ativas e como elas tornam os alunos protagonistas no processo de aprendizagem?

O que é Metodologia de ensino Ativa e como ela se aplica ao Fundamental 1?

Metodologias Ativas no Fundamental 2: o que você precisa saber?

O que é e como funciona a metodologia da Sala de Aula Invertida?

Sala de Aula Invertida, saiba tudo sobre o tema

Aprender a estudar

Por que a autonomia é fundamental no processo de desenvolvimento dos alunos?

Precisa de ajuda para saber mais?

Preencha abaixo e entraremos em contato para ajudá-lo da melhor forma.