Aprender outra língua, ter mais contato com outro idioma, vivenciar novas culturas, estimular a criatividade e portas abertas para uma futura capacitação profissional, o inglês na escola todos os dias proporciona inúmeros benefícios para os estudantes em diferentes fases do seu processo de aprendizagem.
Com papel de formar cidadãos plurais e com senso crítico apurado, ensinar o idioma mais falado do planeta dentro do ambiente escolar é muito importante. Afinal, são mais de 1 bilhão de pessoas no planeta que falam inglês.
Neste texto, nós vamos responder essas e outras perguntas, além de tirar as principais dúvidas das famílias, alunos e educadores sobre as maneiras de ensinar a segunda língua para as crianças e os adolescentes na Escola Mais. Vamos lá?
Por que o inglês é um idioma que precisa ser ensinado na escola?
Com o avanço da tecnologia e o uso mais frequente das redes sociais, o distanciamento físico e as fronteiras se tornam quase inexistentes. As pessoas conseguem fazer uma chamada de vídeo com um amigo ou familiar do outro lado do mundo sem sair do sofá de casa.
Essa evolução rápida e um mundo cada vez mais globalizado diminui as distâncias e aproxima muito as pessoas. Isso faz com que elas precisem saber se comunicar entre elas, mesmo com culturas, vivências e até línguas diferentes. Diante desse cenário, a língua inglesa é a mais conhecida, por possuir cerca de 1.2 bilhão de pessoas falantes em todo o planeta.
Essa popularidade faz com que o Inglês seja considerado uma “língua franca”, ou seja, é adotada por comunidades multilíngues como forma de se comunicar. Quando uma pessoa conhece o idioma, ela consegue conversar em (quase) todos os países do mundo.
Qual é a diferença entre trabalhar o inglês todos os dias e cursos de idiomas?
Diferente do ensino aplicado diariamente no ambiente escolar, aprender inglês em uma escola de idiomas envolve técnicas disponíveis com foco em repetição, oralidade mecanizada e elementos gramaticais. Nem sempre os cursos disponíveis atendem às necessidades específicas e de acordo com aquela faixa etária.
Ao levar essa realidade para trabalhar o inglês todos os dias , fazemos o caminho inverso no aprendizado do idioma. O inglês emerge no dia a dia do aluno, agindo como um facilitador entre quem estuda e com os conteúdos apresentados a ele durante o tempo que ele passa na escola.
Esse contato direto com a língua inglesa no cotidiano de estudantes e professores proporcionam a integração de forma mais natural e atraente em diferentes faixas etárias e, naturalmente, o engajamento e aproveitamento são maiores.
O que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diz sobre a Língua Inglesa?
A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
O objetivo da Base Nacional Comum Curricular é garantir a qualidade da educação no Brasil, seja em escolas públicas ou privadas e em diferentes regiões do país, ao estabelecer um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos tenham direito. Como consta no próprio documento:
“Nessa proposta, a língua inglesa não é mais aquela do “estrangeiro”, oriundo de países hegemônicos, cujos falantes servem de modelo a ser seguido, nem tampouco trata-se de uma variante da língua inglesa. Nessa perspectiva, são acolhidos e legitimados os usos que dela fazem falantes espalhados no mundo inteiro, com diferentes repertórios linguísticos e culturais, o que possibilita, por exemplo, questionar a visão de que o único inglês “correto” – e a ser ensinado – é aquele falado por estadunidenses ou britânicos”. | BNCC, p. 241
BNCC, língua inglesa e competências
Dentro dessa base, existem algumas competências que devem ser cumpridas pelas instituições de ensino. Uma delas (Competência 4) é justamente “Linguagens”, que diz:
“Despertar nos alunos o desejo de aprender dinamicamente a língua inglesa por meio de atividades pedagógicas lúdicas e descontraídas.”
Segundo a Base Nacional, o contato com uma língua estrangeira é importante não apenas pela expectativa de potencializar o intercâmbio entre culturas e circular informações e conhecimentos. O aprendizado de uma língua estrangeira contribui para a formação educativa.
Base x Prática: como levar essa metodologia para a sala de aula?
Os conteúdos aplicados em sala de aula para crianças e adolescentes devem estar inseridos em contextos culturais e desvinculados da noção de pertencimento de um território único, assim como culturas típicas de comunidades específicas.
Desde o primeiro ano escolar, os alunos têm pelo menos um encontro por dia para trabalhar o idioma na Escola Mais. Esse momento pode acontecer nas aulas de inglês com os professores ou trabalhando de forma prática, durante o Maker Lab, em uma verdadeira imersão em outra cultura.
Enquanto eles desenvolvem seus projetos utilizando a tecnologia ou o trabalho manual, os (as) estudantes também trabalham o idioma na comunicação entre eles e com o(a) professor(a).
Existem diferentes formas de aprender inglês na escola todos os dias. Por isso, devem ser consideradas as diferenças culturais e as variações linguísticas que possuem como origem em seus usos e formas de falar, acolhendo diversos repertórios linguísticos presentes em sala de aula e nas atividades fora dela.
Quais são os benefícios de trabalhar o inglês na escola todos os dias?
Conhecer um segundo idioma é introduzir uma gama de novas ideias, conceitos e referências que transcendem o país em que a gente vive.
Quando o lado cognitivo das crianças e adolescentes é estimulado por rápidas alternâncias entre códigos que uma pessoa que fala duas línguas precisa fazer, ela conquista benefícios importantes no seu desenvolvimento dentro e fora da escola. Veja alguns exemplos:
- Estimula a criatividade e o desenvolvimento cognitivo;
- Abre oportunidades no meio profissional e acadêmico;
- Melhora cognitiva e de memória;
- Acesso a diferentes culturas;
- Evolução na concentração e raciocínio.
E esses são apenas alguns pontos positivos de inserir o inglês na rotina escolar, todos os dias. É importante destacar que, mesmo que alguns responsáveis ainda tenham dúvidas sobre colocar seu filho em uma escola que aplique inglês todos os dias, esse processo pode ser feito de forma natural, didática e divertida.
Por que é importante manter contato com o idioma fora da escola?
Esse é um dos pontos mais importantes para evoluir e aprender uma nova língua cada vez mais rápido e sem dificuldades. Além de assistir séries, filmes, desenhos e jogar videogames em inglês, sempre respeitando o tempo de tela, as famílias podem aproveitar para trocar ideias e aprender o novo idioma com as crianças dentro de casa.
Dependendo do nível em que ele estiver de desenvolvimento, os responsáveis podem experimentar oferecer textos e livros em inglês. Apenas não se esqueça de conversar com o(a) professor(a) para não forçar demais e tornar esse contato com a língua uma experiência ruim.
Como é o uso do inglês todos os dias na Escola Mais?
Trabalhar o inglês em todos os ciclos e durante todos os dias. Na Escola Mais, nós usamos metodologias de Language Acquisition (aquisição do idioma) que intercalam estratégias de ensino de inglês com atividades que utilizam o idioma na prática.
Essas metodologias ajudam os estudantes a aprenderem o idioma de forma natural, engajadora, para que saiam da escola fluentes. Quando conectadas às Metodologias Ativas, muito utilizadas no nosso dia a dia, elas se tornam ainda mais efetivas no desenvolvimento da aprendizagem.
Educadores qualificados, planejamento de aulas e atividades, materiais didáticos próprios e de qualidade, e que atendam a necessidade dos alunos, são pilares que sustentam a diferença para o inglês todos os dias na Escola Mais. Outro ponto importante é conectar a tecnologia em todas as etapas do processo de aprendizagem, potencializando os resultados.
Conheça a Escola Mais e veja como o inglês é aplicado todos os dias!
Na Escola Mais, o uso do inglês todos os dias proporciona diversos benefícios que podem fazer toda a diferença na evolução do estudante em suas diferentes faixas de aprendizagem. Inclusive, o nosso ensino em período integral é determinante para absorver o conhecimento.
Ao longo das oito horas diárias em que o aluno permanece na escola, além da sala de aula, ele frequenta o Espaço Maker, onde acontece o aprendizado na prática em inglês, e o salão de estudos, onde ele aprende a estudar e buscar conhecimento com a orientação de um professor.
Nosso compromisso também é com os responsáveis pelos estudantes, que querem entender como levar a educação cada vez mais longe. Esperamos que esse texto ajude na hora de escolher a melhor escola para as crianças e adolescentes.
Quer saber como essa metodologia é aplicada no dia a dia? Visite nossas unidades!