periodo-integral-escola-mais

Qual é a importância do período integral para os estudantes?

Educação e aprendizagem é mais do que o conteúdo aplicado em sala de aula. O ambiente escolar educa o estudante em diferentes fases da sua vida através do seu modo de ser, suas singularidades e a capacidade de se relacionar com outras pessoas e com o mundo. Diante desse universo de possibilidades, o período integral tem um papel muito importante. 

 

Leia mais:

>> Por que adotar ferramentas tecnológicas no dia a dia a partir do Ensino Fundamental 2?

>> Como a mentoria na escola pode impactar positivamente a vida do aluno?

 

Maker lab, salas de estudo, esportes, artes, cultura, reforço e muitas outras atividades podem fazer parte da rotina do aluno em diferentes fases da vida. Do Ensino Fundamental ao Médio, os estudantes podem encontrar na escola um ambiente propício para desenvolverem suas habilidades com o apoio dos educadores e dos colegas também. A seguir, nós vamos contar um pouco mais sobre o  período integral e como ele pode contribuir para a evolução dos estudantes.

 

Período integral, aprendizagem que vai além da sala de aula 

Mais do que passar mais tempo dentro da escola, o conceito do período integral na escola amplia o significado literal da palavra educação no dicionário, que é a “ação ou efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém”. 

Educar vai além do professor passando matéria em sala de aula. É sobre as vivências que as crianças e adolescentes têm no seu dia a dia. Estamos aprendendo o tempo todo. Seja o modo de falar, andar e até a maneira como vivemos e interagimos em sociedade. 

 

Dica de conteúdo: ouça o podcast do canal Lunetas sobre Educação Integral!

 

Descobrir como aproveitar essa busca constante por conhecimento e oferecer atividades, informações relevantes deve ser a base do período integral dentro da escola. Lembre-se disso!

 

Benefícios do Período Integral para os estudantes

Para promover a verdadeira aprendizagem, é preciso compreender o aluno em suas diferentes dimensões. O trabalho pode ser desafiador, mas quando aplicado de maneira estratégica e com o apoio de toda a comunidade escolar pode trazer diversos benefícios. Vamos entender juntos cada um deles em diferentes fases do aluno a seguir:

 

Educação Infantil

Nessa fase, as crianças de até 6 anos de idade podem passar menos tempo nas telas e dedicar a maior parte do seu dia em atividades centralizadas no desenvolvimento da parte motora, socialização, hábitos saudáveis, gosto pela música e até atividades físicas. 

Outro ponto positivo aqui é a autonomia da criança reforçada na escola como se alimentar, trocar e ir ao banheiro.

 

escola-mais-maker-lab

Ensino Fundamental I

Além de atividades esportivas, os alunos de período integral podem participar de atividades que atendam suas necessidades de lazer, cultura, estudo e tecnologia. Cursos de programação, robótica, artes e música abrem novas possibilidades para os estudantes que passarão menos tempo em casa ociosos ou no videogame. Tudo precisa ser pensado pedagogicamente.

 

Ensino Fundamental II

É nessa fase que os estudantes encontram uma nova rotina no ambiente escolar, com novos professores e disciplinas, trabalhando a especialização das matérias apresentadas no Ensino Fundamental I e preparando-se para o Ensino Médio. 

Além das oficinas citadas anteriormente, eles ainda podem contar com salas de estudo e mentoria de educadores durante o período integral, o que é um importante reforço no seu processo de aprendizagem. 

 

Ensino Médio

Novo ensino médio, preparação para o vestibular, escolha de carreira profissional e outros desafios podem surgir ao longo desse período. 

O período integral pode ser um espaço de colaboração e troca entre os alunos para aprenderem e estudarem juntos, além de contar com a mentoria de professores e coordenadores pedagógicos para apoiar nesse período de tantas decisões. Afinal, os jovens não precisam passar por tudo sozinhos, a comunidade escolar está aqui para ajudar.

 

Resumindo…

Aumentar o rendimento escolar, estimular o senso de sustentabilidade, desenvolver o trabalho em equipe, aumentar a autoestima e incentivar a autonomia dos alunos são alguns desses benefícios do período integral. Por isso, ele faz tanta diferença. 

 

Como funciona o Período Integral na Escola Mais? 

Para levarmos a melhor educação, é necessário tempo de qualidade na escola. Durante o período integral (8 horas por dia), os estudantes vivenciam diferentes formas de aprender – aulas, estudo individual, projetos mão na massa, práticas de corpo e movimento, entre outros. 

Além desse período, todos os alunos podem permanecer no período extra na escola até as 19h. Quer saber mais? Assista o vídeo a seguir: 

 

Matrículas abertas para 2023. Aproveite!

Um maior preparo para o futuro, fluência em um novo idioma e as mesmas oportunidades. Mais autonomia, mais aprendizado, mais inovação, criatividade e imaginação – e que questionem tudo, sempre! 

 

 

Matrículas abertas para 2023, clique aqui e confira!

Precisa de ajuda para saber mais?

Preencha abaixo e entraremos em contato para ajudá-lo da melhor forma.