Com diferentes caminhos pedagógicos, entre as vertentes que ganharam destaque ao longo dos anos nas escolas, estão as Metodologias Ativas de Aprendizagem. O objetivo é fazer com que os alunos assumam o protagonismo do seu aprendizado, desenvolvendo a autonomia e outras habilidades, além de se envolverem mais com o conteúdo.
Leia mais:
>> Metodologias Ativas no Fundamental 2: o que você precisa saber?
>> Lição na escola e a oportunidade de desenvolver a autonomia do aluno
Quer saber quais são os princípios das Metodologias Ativas e como eles podem ser aplicados no dia a dia da escola, auxiliando o processo de aprendizagem dos alunos? Acompanhe os próximos parágrafos.
O que são Metodologias Ativas?
Uma maneira atualizada de olhar para o ensino, alinhada com os novos documentos que guiam o currículo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e que estabelece a promoção do aluno como protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem.
Metodologias Ativas são uma alternativa para levar aos estudantes formas para que eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo de ensino em que o professor era o dono de todo o conhecimento na sala de aula.
Através delas, é possível trazer mudanças para a maneira como o aluno aprende e interage com o conteúdo aplicado em sala de aula. O conhecimento é compreendido como algo que deve ser construído ativamente, ao invés de decorado.
É possível perceber se a escola trabalha dentro desse conceito só pela posição física dos alunos e professores. Nas instituições que aplicam as Metodologias Ativas, o estudante se torna muito menos passivo e participa ativamente da aula, totalmente engajado no dia a dia educacional.
Como aplicar as Metodologias Ativas?
Existem diferentes formas de aplicar Metodologias Ativas nas turmas de Ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio. O modelo não exige uma idade certa para ser adotado e funciona para estudantes de diferentes idades, desde a alfabetização até para aqueles que estão se preparando para o vestibular. Veja algumas delas a seguir.
- Sala de aula invertida
O professor disponibiliza o conteúdo para os alunos. Por sua vez, eles fazem pesquisas, consultas e referências sobre aquele tema e levam para a sala de aula. Com acesso antecipado às informações, eles chegam mais preparados, o que muda toda a dinâmica do aprendizado.
- Atividades lúdicas e gamificação
É quando os professores aplicam métodos em que os alunos absorvem o conhecimento se divertindo, os estudantes se engajam na aula. Esse é um método bastante inclusivo, pois se adapta às mais diversas necessidades educacionais.
- Saídas pedagógicas e estudo antes da aula
Por que somente na sala de aula? Realizar saídas pedagógicas permite que o professor leve os seus estudantes para vários lugares diferentes, dentro ou fora da escola. Essa prática também faz parte das Metodologias Ativas e pode reforçar o processo de aprendizagem.
- Uso da tecnologia
Computadores, tablets, e outras ferramentas também fazem parte das metodologias ativas para tornar as aulas mais dinâmicas e ativas. Até porque a tecnologia já faz parte da vida das crianças e dos adolescentes.
No caso dos educadores, ela pode ajudar a estruturar aulas on-line, sistemas, pesquisas, debates, referências, vídeos, podcasts e mais. A internet tem uma quantidade imensa de conteúdo disponível para apoiar o aprendizado, desde que seja utilizada com supervisão.
- Aprendizagem Baseada em Projetos
A premissa da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), ou Project Based Learning (PBL), é conectar o conhecimento dos alunos com a realidade. Eles partem de um problema real e mobilizam seus conhecimentos teóricos e técnicos na busca de uma solução.
Proporcionar o contato com as Metodologias Ativas não só implica no compromisso com os estudos, mas com o futuro. O objetivo é formar o pensamento crítico, despertar a criatividade, incentivar a inovação e solucionar problemas reais.
Benefícios das Metodologias Ativas na escola
As Metodologias Ativas podem trazer diversos benefícios. Na Escola Mais, nós utilizamos essas e outras técnicas para promover a autonomia e protagonismo desde cedo. Elas permitem o contato com diferentes habilidades e benefícios que proporcionam o desenvolvimento dos alunos nos dias de hoje. São eles:
- Pensamento crítico e aprendizagem ativa
- Criatividade e originalidade
- Resolução de problemas complexos
- Flexibilidade cognitiva
- Inteligência emocional
- Trabalho em equipe
- Gestão de pessoas
- Negociação
- Tomada de decisões
- Orientação a serviços
Criar um ambiente de aprendizagem em que existe a chance de todos os alunos dentro da escola pensarem e interagirem com o material de estudo, é essencial para promover uma educação transformadora.
Assista ao Conta Mais sobre Metodologias Ativas, com Julia Pinheiro Andrade
Para saber mais sobre o conceito de Metodologias Ativas e como ele pode ser aplicado ao ambiente escolar, nós convidamos você a assistir o Conta Mais com a Julia Pinheiro Andrade, fundadora da Ativa Educação e consultora em redes públicas e privadas, e Marina Castellani, sócia-fundadora e diretora pedagógica da Escola Mais Confira:
Metodologias Ativas na Escola Mais
Pensando na implementação de uma nova forma de aprendizagem e com base nos princípios das Metodologias Ativas, nós trabalhamos com métodos inovadores e próprios, compostos por 3 importantes pilares: mão na massa, aula expositiva e estudo individual.
Eles não só estudam, mas pesquisam, exploram e produzem, individual e coletivamente, o conhecimento, sempre com a mediação e acompanhamento de nossos professores. Isso significa que temos um conteúdo programático completo, trabalhado por meio da programação de aulas, estudo e trabalho individualizado, e projetos mão na massa.
Quer saber mais sobre as Metodologias Ativas de Aprendizagem e como elas funcionam na prática dentro do ambiente escolar? Entre em contato conosco e agende uma visita. As matrículas para 2023 já estão abertas. Venha nos visitar!