Imagem Blog

O processo de Alfabetização na Escola Mais

Uma das dúvidas mais constantes das famílias que procuram a nossa Escola é sobre o processo de alfabetização baseado nas Metodologias Ativas. Mas afinal o que é alfabetizar? Qual o tempo certo para que esse processo ocorra? Convidamos a professora Gil do 1º Ano, Especialista em Alfabetização, para falar sobre o trabalho desenvolvido na sala de aula.

“Na nossa escola adotamos uma metodologia própria, que valoriza a criação de um ambiente alfabetizador desde o primeiro dia de aula. Isso significa que as salas de aula são repletas de escritas, como listas de palavras, listas de nomes, cartazes e o alfabeto, permitindo que as crianças tenham acesso constante a diferentes formas de escrita, e que os alunos consultem os textos expostos em suas hipóteses de escrita”. 

Aqui na Escola Mais, utilizamos o material “Presente”, da Editora Moderna, que reforça essa abordagem. Nesse método, a criança é incentivada a ser protagonista em seu processo de aprendizagem, explorando e interagindo com a linguagem de forma ativa.

“As atividades propostas são planejadas para que os alunos possam expressar suas ideias, fazer perguntas e se envolver em práticas de leitura e escrita que façam sentido para eles. A alfabetização, assim, se transforma em uma experiência envolvente para o aluno,  e cada criança pode se desenvolver em seu próprio ritmo, construindo o conhecimento de forma significativa.”

Para qualificar ainda mais os processos internos de alfabetização, no ano de 2024, iniciou-se a aplicação de uma sondagem de alfabetização  para estudantes do 1º ao 3º ano de todas as escolas do grupo Bahema. Essa avaliação é aplicada 2 vezes ao ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre. A intenção é ser um dispositivo de avaliação diagnóstica que facilite: 

  • A construção de uma base de dados para acompanharmos os índices de cada período avaliado, oferecendo assim uma adaptação e melhoria do currículo, além de formações e orientações aos professores.
  • Uma visão individual de como cada estudante está em relação à escrita e leitura a partir do que é esperado para cada ano.
  • Melhorar a prática pedagógica e inferir orientações para identificar estudantes que precisem de auxílio neste processo.

É através dessas propostas e desse ambiente, que proporcionamos aos nossos estudantes desde o 1º ano do Ensino Fundamental I, um trabalho baseado nas práticas que envolvem o aluno, e que a aprendizagem acontece com protagonismo, se desenvolvendo ao longo da vida escolar.  A aquisição da leitura, escrita e sua relação entre grafema e fonema ampliam-se e, ao longo dos anos do Ensino Fundamental, os estudantes vão construindo  sua apropriação da leitura e escrita, relacionando-as durante esse processo com os gêneros textuais, regras gramaticais e ortografia, utilizando atividades das Estações e da tecnologia como grandes aliadas.

Precisa de ajuda para saber mais?

Preencha abaixo e entraremos em contato para ajudá-lo da melhor forma.