O Ensino Fundamental 2 vai do 6º ano ao 9º ano, com alunos de idades entre 11 e 14 anos. Essa fase da vida é marcada pela transição da infância para adolescência, etapa em que os alunos ampliam seu olhar, alcançam maior capacidade de atuação, criatividade e autonomia. E para estimular todas essas habilidades, nada melhor do que as Metodologias Ativas.
Leia mais:
>> O que é Metodologia de ensino Ativa e como ela se aplica ao Fundamental 1?
>> Por que é importante estar em contato com a tecnologia?
As Metodologias Ativas têm como objetivo propor que os alunos assumam o lugar de protagonistas no seu processo de aprendizagem.
Essas novas formas de aprendizado na Escola Mais estão presentes na vida das crianças e adolescentes desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
Metodologias Ativas e a Base Nacional Curricular Comum – BNCC
Tendo como base as competências e habilidades propostas na atual BNCC, os estudantes precisam de máxima atuação em sua formação.
Além do desenvolvimento das suas habilidades cognitivas e na construção do seu conhecimento é importante estarmos atentos às suas competências socioemocionais, nas habilidades de resolução de problemas e na criatividade.
As Metodologias Ativas mudam os padrões tradicionais das escolas, o professor deixa de ser quem “ensina” tornando-se o mediador da aprendizagem, onde abandona uma oratória individual, para abrir debates, interações e total participação dos estudantes.
É importante que haja multiplicidades de olhares na educação, os estudantes não são os mesmos, não são iguais, e desta maneira também não aprende igualmente, nasce então a necessidade de uma educação que veja e insira os alunos em atividades diversas onde atuantes consigam organizar seu processo de aprendizagem.
Assim como podemos ver na Pirâmide de William Glasser, a maior parte das pessoas aprendem quando ativamente fazem parte do processo de aquisição do seu conhecimento.
Para saber mais sobre Metodologias Ativas, assista a palestra de Lilian Bacich, Doutora em Psicologia Educacional, que separamos para você:
Propostas das Metodologias Ativas nos anos finais do Ensino Fundamental
Na Escola Mais, baseamos nossa proposta na junção das metodologias ativas e muita tecnologia, ou seja, desenvolvemos atividades para tornar os alunos ativos e criativos no seu processo de aprendizagem, vejamos algumas dessas propostas:
- Estudos através de projetos: os alunos tomam A frente de seu processo de aprendizagem. Além de investigação, pesquisa e muita criatividade, eles se organizam para solucionar desafios. Esse é um exemplo de aprendizagem interdisciplinar, através desses projetos os alunos acessam várias áreas de conhecimento e habilidades.
- Aprendizagem baseada em resoluções de problemas: conhecido como “project based learning”, a proposta é aprender através das resoluções de problemas e desafios reais, de maneira colaborativa os alunos investigam, criam e levantam hipóteses.
- Sala de aula invertida e roteiro de estudos: o roteiro de estudos é uma preparação antes da aula, onde os alunos iniciam o contato com o assunto que será estudado antes de chegarem à sala para participar ativamente dos debates e bem interagir com o material de estudos.
- Oficina Maker: é a proposta para desenvolver a criatividade, é o momento em que eles colocam a mão na massa. Criam jogos, músicas, programas e assumem o protagonismo de sua aprendizagem em momentos de criação e aprendem fazendo.
Como as metodologias ativas podem beneficiar os alunos do Ensino Fundamental 2?
O trabalho escolar baseado nas metodologias ativas têm muito a beneficiar os alunos. Essa é uma nova maneira de olharmos para educação, que assim como as mudanças que ocorrem em nossa sociedade também deve passar por transformações e inovações.
Para pensar nisso é preciso refletir: como você vê os jovens atuando no futuro?
Cada vez mais precisamos de indivíduos ativos, criativos e críticos em nossa sociedade, desta maneira devemos pautar nossa educação a fim de alcançar esses objetivos.
Propor aos alunos uma educação democrática que os proporcionem vivenciar seu processo de aprendizagem com autonomia, senso crítico e confiança.
Através dessas propostas os alunos são chamados a refletir, pensar, criar, de maneira inovadora, como ainda não haviam feito, assim desenvolvem autonomia, autoconfiança, criatividade e habilidades para resolverem desafios.
É importante oportunizar aos estudantes assumirem o protagonismo nos seus estudos para que assim também desenvolvam senso de responsabilidade e colaboração entre si.
O trabalho com as metodologias ativas oferece aos alunos a sensação de pertencimento, pois se sentem parte integral do seu processo de aprendizagem, desta maneira os estudantes estão sempre motivados aos estudos.
Para finalizar trazemos a frase de William Glasser para que possamos refletir.
“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes”. (William Glasser)