A busca por metodologias e ferramentas inovadoras para sala de aula é uma importante pauta nas instituições de ensino. Para acompanhar o avanço da sociedade, a educação precisa se reinventar e – por meio de novas estratégias como a sala de aula invertida – transformar e adaptar o modo de ensinar e aprender, acompanhando a evolução das crianças e adolescentes.
Com o avanço das tecnologias e da era digital, os educadores vêm buscando abordagens mais modernas, que unam as ferramentas digitais como aliadas no processo de desenvolvimento, combinando o online e o offline.
A metodologia Flipped Classroom, também conhecida como sala de aula invertida, faz parte dessas novas ferramentas inovadoras. Ela transforma os padrões da sala de aula e revoluciona a maneira como os alunos aprendem, por meio de uma educação que pode ser mais ativa e personalizada.
Para saber mais sobre essa metodologia, compreender as diferentes formas que ela acontece no dia a dia escolar e quais benefícios ela pode promover na formação dos estudantes, acompanhe o conteúdo até o final. Vamos embarcar juntos nessa leitura?
O que é Flipped Classroom?
Flipped Classroom é o nome internacional dado para a modalidade sala de aula invertida, como é conhecida no Brasil. Essa metodologia ativa veio questionar as práticas tradicionais de ensino, propondo que os alunos assumam o papel de protagonismo no seu desenvolvimento.
No método tradicional, o professor apresenta aos alunos um novo conteúdo em uma aula expositiva. Depois, eles colocam em prática o que aprenderam na lição de casa ou em outras tarefas. A sala de aula invertida sugere a inversão desses papéis. No caso, o aluno, por meio de vídeos, textos e pesquisas indicadas pelo professor, conhece e antecipa os conceitos que serão discutidos em sala de aula, tira dúvidas e participa ativamente de discussões sobre o assunto.
A pesquisa individual dos alunos oferece a oportunidade para descobrirem qual a melhor maneira de aprender. Além de proporcionar esse autoconhecimento, ela ajuda a adquirir autonomia no seu desenvolvimento e comprometimento.
O momento em que os estudantes terão em sala de aula para discutirem determinados assuntos também é muito enriquecedor, pois eles compartilham seus questionamentos e apoiam os colegas na busca de diferentes soluções. Essa troca proporciona uma aula mais prática e dinâmica, priorizando as vivências e a criatividade.
Quais são os benefícios da sala de aula invertida para os estudantes?
A metodologia pode ser aplicada em diferentes ciclos da educação, desde os primeiros anos da vida escolar até o ensino superior. As escolas que buscam a aplicação de estratégias inovadoras como essa alcançam benefícios que vão além da capacitação e o conhecimento, mas também a formação de pessoas confiantes e preparadas para exercerem seu papel na sociedade.
Separamos os três principais benefícios da aplicação da sala de aula invertida, para conhecermos melhor essa estratégia. Acompanhe:
1. Protagonismo e autonomia no processo de aprendizagem
Ao assumir o protagonismo, os alunos mudam a maneira de aprender. Desta forma, estão mais conectados e podem explorar a aprendizagem no seu ritmo, o que promove a autonomia do seu desenvolvimento, capaz de adaptar as necessidades individuais de cada estudante, além de adquirir habilidades como responsabilidade, comprometimento e autoconhecimento.
2. Maior foco na aplicação prática do conteúdo
Após os estudos individuais, eles voltam para sala de aula. Com a mediação do professor, os estudantes colocarão em prática o que descobriram nas pesquisas individuais e terão mais tempo para explorar e se concentrar em atividades de mão na massa, no debate, no senso crítico e na busca por soluções.
3. Interatividade e colaboração
A sala de aula invertida incentiva uma maior interação entre os alunos e o professor. As discussões em grupo e as atividades práticas instigam a colaboração e o enriquecimento da aprendizagem, tornando o movimento da sala de aula mais dinâmico e eficiente para todos.
Habilidades e competências que os alunos podem desenvolver por meio da sala de aula invertida
As metodologias ativas vão além de levar os alunos a atingirem ótimos resultados, mas também para se prepararem para os desafios e oportunidades que encontrarão em suas vidas. Por isso, a educação busca estratégias para desenvolver habilidades e competências socioemocionais capazes de transformar seu processo de aprendizagem e o futuro do qual participarão.
Trabalhar a sala de aula invertida pode desenvolver habilidades como:
- Autoconfiança;
- Criatividade;
- Criticidade;
- Autogestão;
- Autonomia;
- Cooperação;
- Resiliência.
Essas são habilidades essenciais que precisamos desempenhar no nosso convívio em sociedade. Além de terem acesso a uma metodologia que amplie seus meios de aprender, os alunos estarão adquirindo habilidades que serão importantes em seus futuros.
Como a sala de aula invertida é aplicada no dia a dia na Escola Mais?
A Escola Mais nasceu a partir da busca por uma educação de qualidade e diferente dos métodos tradicionais de ensino. O objetivo é ofertar aos nossos alunos o que há de mais moderno e inovador na educação, para atingirem não só os maiores e eficientes resultados escolares, mas sim muito sucesso em suas vidas.
Além de oferecer aos alunos o Período Integral desde o início do Ensino Fundamental I, os alunos podem explorar espaços diferentes para se aprofundarem em suas pesquisas, como o laboratório maker, a biblioteca, o salão de estudos e até mesmo a mentoria de professores.
Dessa forma, buscamos a formação integral dos nossos estudantes em busca de um futuro brilhante. Gostou do conteúdo e quer saber mais a Escola Mais? Agende uma visita para conhecer a nossa unidade mais próxima de você.