Daniel Becker 768x581 1

Escola Mais e Dr. Daniel Becker: Como promover a saúde mental após o isolamento social?

O pediatra e sanitarista dá dicas de como superar os desafios deste retorno

 

Por Virginia Mencarini

 

Na última terça-feira (14), a Escola Mais deu início ao seu novo projeto de lives no YouTube, o Conta Mais, e o Dr. Daniel Becker, referência em pediatria integral, esteve presente na estreia para debater o tema “Saúde Mental de crianças e adolescentes após o isolamento social”.

A série tem como objetivo levantar discussões sobre temas ligados à infância, educação, família, bem-estar e outros, para que a comunidade escolar – e todos(as) que se interessam por esses assuntos – possam ampliar seus conhecimentos, a partir das experiências compartilhadas pelos especialistas convidados.

Imagem Do Ios 1 300x232Com a mediação de Marina Nordi Castellani, uma das fundadoras e Diretora Pedagógica da Escola Mais, inúmeras sugestões foram expostas, para auxiliar os espectadores sobre como enfrentar os obstáculos decorrentes do isolamento social e da pandemia do coronavírus.

Como cita o Dr. Daniel Becker na live, este é um cenário recente, e para isso, é necessário debater não só a saúde mental, mas também a crise que a infância está vivendo atualmente.

 

“A gente tem que ter noção da dimensão dessa crise para podermos atuar juntos, como indivíduos, como coletividade, sociedade e nação, e enfrentá-la”

 

De acordo com o Dr. Daniel, a criança e o adolescente demonstram o sofrimento pelo comportamento, de acordo com cada faixa etária. Atitudes como as “birras”, o desejo de ficar sempre por perto dos pais, até as noites mal dormidas e as dificuldades escolares estão entre os sinais que mais comunicam que, aquela criança ou jovem, pode não estar bem.

E como possíveis soluções para auxiliar a transição de volta para o mundo offline e suas adversidades, o Dr. Daniel destaca a importância de:

 

-Incentivar atividades lúdicas, como brincadeiras baseadas em fantasias e histórias

Isso pode ser uma maneira de afastar a criança do negativo e preocupações, e muitas vezes, por trás da simbologia da fantasia, a criança pode se sentir confortável em expressar para os responsáveis o que está acontecendo e o que a incomoda, de fato, na vida real. Para o Dr. Daniel Becker, “criar histórias faz a criança trazer seus sentimentos”.

 

-Atividades ao ar livre

Por muito tempo isolados dentro de suas casas, as atividades ao ar livre passaram a ter ainda mais relevância para as crianças e jovens. Ir em praças e playgrounds, praticar esportes, brincar com os amigos e levar esses jovens até a natureza se faz imprescindível, além de ser uma ótima oportunidade para ensinar a importância da preservação ambiental. “A criança e o adolescente só irá defender e amar, o que vivencia – e isso traz qualidade de vida”, acrescenta Becker.

 

-Educação digital

Uma das grandes preocupações decorrentes do isolamento social, demonstrada inclusive pelos espectadores da live, é o enorme tempo de telas entre crianças e adolescentes. Com isso, além de auxiliá-los a encontrarem conteúdos ricos e de qualidade, se faz necessário também estipular certos limites.

Dr. Daniel diz que a tendência dos responsáveis é recorrer  ao “varejo”, ou seja, “vender” e negociar o tempo de tela com o filho, e acrescenta que não é produtivo. Sua sugestão é algo que, segundo ele, dará trabalho no início, mas que será mais efetivo: 

“Recomendo criar um ‘contrato familiar’ de uso de telas, um acordo. É estratégico e traz os filhos para essa elaboração, discussão.” E  finaliza: “A criança que for ouvida, tem mais capacidade de aderir às regras”.

 

Como visto durante a live, este tema relacionado a crianças e o uso excessivo de telas foi algo muito questionado pelas famílias, e por isso, a Escola Mais irá abordar essa discussão no próximo encontro do Conta Mais (mais informações serão divulgadas em breve).

 

Além de todas as dicas enumeradas acima, o Dr. Daniel não descarta a possibilidade e a importância de recorrer a um profissional do âmbito da saúde mental, caso seja necessário, para eventualmente iniciar um tratamento que irá auxiliar a criança, e a família, de maneira mais individualizada.

Muitos outros temas relevantes foram discutidos durante a live, e você também pode conferir a transmissão na íntegra no canal do Youtube da Escola Mais. Assista:

 

 

Precisa de ajuda para saber mais?

Preencha abaixo e entraremos em contato para ajudá-lo da melhor forma.