Na sexta-feira, dia 28/4, o mundo todo vai se unir e celebrar o Dia Mundial da Educação. Você já ouviu falar nessa data? Instituída há 22 anos durante o Fórum Mundial da Educação, em Dakar (Senegal), ela tem como objetivo simbolizar a união de 164 países por um movimento pela educação mundial e compromissos firmados até 2030.
A data é ainda mais simbólica no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve uma queda de 5,3% no número de alunos matriculados no Ensino Médio, o que representa cerca de 347 mil estudantes.
Já o estudo “Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes“, realizado pela Unicef, revelou outros números impressionantes: 2 milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não estão frequentando a escola no Brasil. Como é possível reverter esse cenário?
O Dia Mundial da Educação foi idealizado por diversas lideranças ao redor do mundo com esse objetivo. A seguir, falaremos mais sobre ele e mostraremos porque é tão importante levantar e dialogar sobre esse propósito desde que foi instaurada essa data tão importante. Vamos lá?
O que é o Dia Mundial da Educação?
Também chamada de Dia Internacional da Educação, ela é celebrada em dois momentos diferentes. O primeiro e mais recente é 24 de janeiro, em menção à Organização das Nações Unidas (ONU) que escolheu a data em Assembleia Geral realizada em 3 de dezembro de 2018. Na ocasião, o objetivo era reafirmar a pauta dentro dos ODS, aliada ao desenvolvimento sustentável e à paz.
A outra data veio ainda antes da primeira. O dia 28 de abril é precursor nessa pauta e foi adotado por educadores do Brasil e do mundo justamente pelo compromisso firmado pelas lideranças de 164 países no Fórum Internacional da Educação, em 28 de abril de 2000. Entre os compromissos assumidos, vale destacar:
“Reafirmamos a visão da Declaração Mundial de Educação Para Todos (Jomtien, 1990), apoiada pela Declaração Universal de Direitos Humanos e pela Convenção sobre os Direitos da Criança, de que toda criança, jovem e adulto tem o direito humano de se beneficiar de uma educação que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem, no melhor e mais pleno sentido do termo, e que inclua aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser. É uma educação que se destina a captar os talentos e potencial de cada pessoa e desenvolver a personalidade dos educandos para que possam melhorar suas vidas e transformar suas sociedades.”
O documento foi assinado por todos presentes no Fórum e, desde então, os compromissos têm sido acompanhados de perto para garantir a melhoria da educação em diferentes países do mundo.
Qual é a importância da educação para a sociedade?
Todo mundo conhece os inúmeros benefícios da educação para o desenvolvimento humano e a sua capacidade de transformar a vida das pessoas. É através do conhecimento e do aprendizado que cidadãos de diferentes lugares do planeta evoluem, respeitam uns aos outros, e aumentam as chances de receberem melhores oportunidades ao longo da vida.
A educação é tão importante que ela faz parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em quarto lugar. Os ODS são metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas para serem cumpridas até 2030. Além disso, ela consta no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, dizendo que:
- Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
- A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.
Em outras palavras, é através da educação que abrimos portas, expandimos os horizontes e tornamos o mundo um lugar melhor. Por isso, ela deve ser lembrada sempre.
Como a educação inclusiva pode transformar a vida das pessoas?
A escola é um lugar para todos. Para que essa teoria funcione na prática, é fundamental que as instituições de ensino de todo o país tragam para o debate um assunto importante: a educação inclusiva. Todos os estudantes estão recebendo o suporte necessário em sala de aula?
O conceito tem como princípio básico que a educação é direito de todos e todas, sem exceção.
Simples? Na teoria, sim. Na prática, nem tanto. Dentro do sistema educacional brasileiro existem obstáculos que acabam dificultando o acesso a todos à sala de aula. Isso vale tanto para colégios públicos quanto particulares.
Se você se interessa pelo assunto, então precisa assistir ao Conta Mais, a série de lives de conteúdos dos mais diversos desenvolvida pela Escola Mais. Neste episódio, convidamos Mariana Rosa, jornalista, educadora e atualmente mestranda em Educação pela USP. Mariana é mulher com deficiência (tem baixa visão) e mãe da Alice, uma menina de 8 anos, curiosa, bem-humorada, que tem paralisia cerebral. Assista:
Educação de qualidade a um preço que cabe no bolso: por que a Escola Mais é opção para muitas famílias?
Durante muito tempo, as pessoas acreditavam que a única forma de obter educação de qualidade era por meio de grandes investimentos. Felizmente, esse cenário tem mudado ao longo dos últimos anos com as instituições de ensino que propiciam a aprendizagem de forma inovadora a um preço justo.
Com oito unidades em São Paulo-SP e uma em Joinville-SC, a Escola Mais foi criada com esse objetivo. Além de mensalidades que cabem no bolso, temos toda a estrutura para incentivar o desenvolvimento de cada aluno. Confira:
Período integral
Durante 8 horas por dia, os estudantes vivenciam a sala de aula, estudo individual, projetos mão na massa, práticas de corpo e movimento e outras diferentes formas de aprender. Além desse período, ainda há período extra até às 19h, com opções de atividades adicionais.
Inglês todos os dias
O aluno aprende inglês, em todos os ciclos de aprendizagem e todos os dias, por meio de metodologias de Language Acquisition (aquisição do idioma) que intercalam estratégias de ensino de inglês com atividades que utilizam o idioma na prática. Essas iniciativas ajudam a aprender o idioma de forma natural e engajadora, para que todos saiam da escola tendo bastante contato com a língua inglesa.
Metodologias Ativas
Mantemos os alunos sempre ativos no processo de aprendizagem por meio de diferentes estratégias pedagógicas. Veja algumas delas:
- A prática da sala de aula invertida e os projetos mão na massa são a base da nossa metodologia;
- Desenvolvemos nosso próprio material e incorporamos variados recursos e tecnologias para potencializar o aprendizado;
- Todos os espaços são planejados para que cada estratégia aconteça da melhor forma;
- Entendemos que todas essas características resultam em uma construção sólida nas relações escolares e no desenvolvimento dos estudantes.
Lição na escola
Todos os dias, os estudantes têm um horário dedicado ao estudo individual e à realização de exercícios com os professores. Além de desenvolver o hábito do estudo e a autonomia, os professores realizam aulas mais engajadoras e aprofundadas, trabalhando a partir das perguntas e dos estudos dos alunos.
Dessa forma, estimulamos o hábito de estudos diários, além de demonstrar mais informações sobre suas necessidades individuais e trabalhá-las com maior assertividade.
Infraestrutura e segurança
Uma educação de qualidade requer espaços adequados para cada atividade. Os estudantes contam com espaços planejados de acordo com a estratégia pedagógica. Todas as nossas salas possuem ar-condicionado, mobiliário adequado, projetores multimídia e sistema de som.
Além disso, a segurança é um fator extremamente importante. Por isso, as unidades da Escola Mais são equipadas com câmeras em todos os ambientes (exceto banheiros), catracas e equipe de segurança.
Veja mais sobre a proposta da Escola Mais a partir da visão de nossos fundadores:
https://youtu.be/3dSGqE_3LxA
Esse é o propósito da Escola Mais!
É o nosso compromisso do desenvolvimento pedagógico integral, preparação para o ENEM, vestibulares e mercado de trabalho. Trabalhamos o estímulo social e emocional dos estudantes para proporcionar todas essas conquistas, além de formar pessoas responsáveis, confiantes, com autonomia e vontade de evoluir.
Quando a escola abre suas portas para cada vez mais pessoas, e possibilita que pessoas diferentes possam conviver juntas, de forma saudável e enriquecedora, ela amplia o acesso à educação de qualidade, o que é fundamental para a transformação da nossa sociedade.
Gostou da proposta da educação inovadora implementada pela Escola Mais? Venha conhecer uma de nossas unidades. Os alunos podem aproveitar toda essa estrutura por mensalidades a partir de R$ 980,00. Fale conosco!