Sabemos que praticar uma atividade física ou esportiva todos os dias é saudável para a vida de qualquer pessoa, mas como o esporte na escola pode ir além da saúde e ajudar na parte motora e também emocional dos estudantes?
Ao longo desse texto, nós mostraremos os principais benefícios dessa prática para crianças e adolescentes, além de apresentar o modelo utilizado nas unidades da Escola Mais. Acompanhe.
Leia mais:
>> Resultado escolar: como acompanhar a evolução em sala de aula?
>> Como as competências socioemocionais impactam o desenvolvimento dos alunos?
>> Por que gostar da escola é importante para a aprendizagem?
O que dizem os especialistas sobre o esporte na escola?
Em primeiro lugar, é importante destacar que a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que as crianças pratiquem pelo menos 1 hora de atividade física todos os dias.
Segundo a entidade, incentivar o esporte no cotidiano dos alunos desenvolve não só as habilidades físicas, motoras e a consciência corporal em diferentes fases do seu desenvolvimento.
A sua prática também é uma ótima maneira de trabalhar as habilidades sociais como o convívio e o respeito entre eles.
Quando devemos iniciar o contato com os esportes?
Em muitos casos, esse primeiro contato acontece dentro do ambiente escolar e pode começar logo cedo com as crianças pequenas, nas disciplinas de Educação Física e em Escolas de Esportes, oficinas que ocorrem normalmente fora do horário de aulas.
Nas aulas de Educação Física, por exemplo, as crianças e adolescentes conhecem e vivenciam uma grande variedade de modalidades esportivas, como futebol, basquete, handebol, vôlei, esportes olímpicos, entre outros. Sempre explorando suas regras e sua prática.
Para saber mais sobre o assunto, nós separamos um podcast bem interessante. Ouça aqui:
O envolvimento com essas atividades alavanca o desenvolvimento integral dos estudantes, pois o trabalho com esportes impacta positivamente o lado cognitivo dos alunos, como ampliação de raciocínio lógico e concentração.
Além disso, ele influencia o aspecto social e emocional das crianças, como o trabalho, as frustrações e respeito entre os colegas.
Esporte na Escola Mais: o Projeto Interclasse na Unidade Jardim Marajoara
Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física em quantia suficiente sugerida para faixa etária. Enquanto o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano Sul (CELAFISCS), aponta que somente 44% das crianças brasileiras seguem a recomendação mínima de prática esportiva.
A Escola Mais compreende a necessidade do esporte como agente capacitador para os nossos alunos, e assim incentiva e apoia junto à comunidade escolar projetos que tem como objetivo a implementação dessas atividades.
Recentemente a Unidade Jd. Marajoara realizou o projeto interclasses em parceria com o Professor Marcos Segatti – Supervisor de Contraturno, para proporcionar aos alunos habilidades diversas que compreendem as necessidades socioemocionais dos jovens e adolescentes.
A final dos jogos aconteceu no dia 24 de junho e contou com a participação de todos os alunos divididos entre jogadores e torcedores, com duas modalidades esportivas (vôlei e futebol masculino/feminino).
O professor Marcos Segatti em entrevista ao colégio afirmou:
“É muito necessário o Interclasse e os eventos esportivos para que as crianças aprendam a autonomia, resiliência, liderança, trabalho em grupo, disciplina, responsabilidade e respeito, além de outras habilidades que também são desenvolvidas ao longo do projeto”.
Benefícios de incentivar o esporte na escola
Os alunos participam de toda organização das atividades, desde a preparação e agendamento dos jogos até a confecção das camisetas uniformes para as equipes.
Por que incentivar?
É normal que os alunos se sintam envergonhados e tímidos na hora de se apresentarem para o grupo, e até mesmo em se comunicarem, durante as atividades do interclasse o Professor Marcos e a equipe constataram que a participação nos esportes influenciou positivamente na comunicação dos alunos.
Além do mais, o respeito e a cooperação foram habilidades perceptíveis adquiridas pelos os estudantes.
Concluindo…
Trabalhar o corpo consequentemente influencia a mente. Pensando nisso, a Escola Mais está sempre atenta a atividades que proponham aos alunos a melhor experiência para alcançarem um desenvolvimento integral, desde as aulas de Corpo e Movimento realizadas rotineiramente e envolvidas na grade escolar, quanto em projetos esportivos como o campeonato Interclasse.
O incentivo ao esporte na escola é fundamental para uma boa formação
Além da construção motora das crianças e adolescentes é um grande aliado no desenvolvimento de competências socioemocionais que os tornarão bons cidadãos, pois se exercitam e vivenciam o respeito, a disciplina, a autonomia e a cooperação.
Os esportes provocam em nós seres humanos emoções e sentimentos, partindo do princípio que somos movidos por nossas emoções é importante vivenciá-las e compreendê-las. A neurociência já compreende que crianças felizes aprendem e se desenvolvem melhor.
Gostou do conteúdo que leu até aqui? Envie para os amigos e compartilhe nas suas redes sociais.