Passado, presente e futuro. Quando existe o compromisso de ensinar o inglês na escola todos os dias é fundamental que a instituição vá além dos conceitos básicos do idioma e mergulhe no que é essencial para que ele faça parte definitivamente do dia a dia dos alunos.
Essa viagem pela conversação, hábitos e cultura pode fazer toda a diferença no processo de aprendizagem e nós sabemos o quão importante é falar, ler e entender bem o inglês.
Por isso, ter acesso às diferentes estratégias de ensinar um dos idiomas mais falados no mundo é mais do que necessário para que o ensino de línguas seja realmente efetivo e traga os resultados esperados. No entanto, como saber se a metodologia aplicada favorece o desenvolvimento de habilidades, ultrapassando o funcionalismo?
Para responder essa pergunta, separamos algumas características, tarefas e processos fundamentais para que o inglês não seja apenas ensinado na sala de aula, mas compreendido pelos alunos no seu dia a dia. Confira!
Contexto cultural: o contato com o idioma deve ser constante e de qualidade
Quando falamos em ir além do “verbo to be”, nos referimos à necessidade de transcender os conceitos básicos de passar a conjugação no quadro e garantir que os alunos decorem o que é visto. O conteúdo em sala de aula deve seguir também o contexto cultural, trazendo cultura e comunidade da língua, assim como as suas origens.
Em outras palavras, entender a construção das palavras, sua origem e a diferença entre pronúncias de acordo com cada região. Afinal, o inglês possui suas derivações dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Inglaterra. Mais do que decorar, é preciso contextualizar para entender e, dessa forma, o processo de aprendizagem se torna fluído.
Na Escola Mais, os alunos têm pelo menos um encontro por dia para reforçar o idioma desde o seu primeiro ano escolar. Esse momento não acontece de forma passiva, mas sim durante as conversas com professores, em oficinas e em outras atividades, em que a interação torna o contato com o idioma muito mais natural.
Por que ensinar inglês de forma lúdica e imersiva faz diferença?
Porque o aluno se interessa em aprender e o idioma passa a fazer parte da sua rotina fora da escola. Um dos meios de aprender uma língua estrangeira, com mais agilidade e menos dificuldades, é ter contato com ela fora do ambiente escolar. Ouvir músicas, assistir filmes e séries, ler livros, e até jogar videogames em inglês são formas de aprender se divertindo.
Claro, não podemos esquecer de controlar o tempo de exposição à tela, principalmente entre as crianças. Porém, é possível usar a tecnologia a seu favor para evoluir e aprender uma nova língua ainda mais rápido. Neste contexto, a parceria com a escola faz toda diferença, pois é fundamental que famílias e professores conversem para que o processo evolua de forma saudável.
“É uma oportunidade de colocar o conhecimento na prática, aplicar o conteúdo que eles estão aprendendo em sala de aula e fazer tudo isso em inglês”, conta José Aliperti, CEO e cofundador da Escola Mais.
Além disso, existem muitos benefícios que podem ser adquiridos por crianças e adolescentes ao aprender inglês, e qualquer outro idioma novo, como o estímulo à criatividade, a melhora cognitiva, o acesso à diferentes culturas, entre outros. Para saber mais, recomendamos esse texto publicado no nosso blog: clique aqui e confira!
Como nossos alunos praticam inglês todos os dias?
O principal objetivo da Escola Mais é garantir o contato diário com o idioma, principalmente fora da sala de aula. Nas aulas, nossos alunos aprendem o idioma. Fora delas, eles treinam o uso e se sentem à vontade para praticar. Você pode aprender inglês praticando esportes, estudando e desenvolvendo um novo aplicativo, por exemplo.
Esse processo envolve as chamadas metodologias de Language Acquisition (aquisição do idioma) que intercalam estratégias de ensino de inglês com atividades que utilizam o idioma na prática. É ver o “verbo to be” no quadro, mas também aplicá-lo na rotina e no contexto cultural dos nossos alunos. Com isso, os resultados começam a aparecer.
Educadores qualificados, planejamento de aulas e atividades, materiais didáticos próprios e de qualidade, e que atendam a necessidade dos alunos, são pilares que sustentam a diferença para o inglês todos os dias na Escola Mais. Nós também procuramos conectar a tecnologia em todas as etapas do processo de aprendizagem, potencializando os resultados.
Quer saber mais? Veja o que nossos educadores, alunos e as famílias têm a dizer sobre aprender inglês na Escola Mais:
Agende uma visita e conheça a Escola Mais!
8 horas por dia, 5 dias por semana. Enquanto o aluno está na escola, ele frequenta sala de aula, Espaço Maker e outros momentos em que todo o aprendizado acontece em inglês. Tudo com acompanhamento e orientação de um educador.
Nosso compromisso também é com a família, que busca entender como levar a educação cada vez mais longe. Esperamos que as dicas aqui ajudem você a definir a melhor escola para as crianças e adolescentes! Para saber mais, entre em contato e agende uma visita!