Quem nunca ouviu da família: “você precisa estudar”? Desde os nossos primeiros passos na escola, ser estudante é mais do que decorar algumas operações matemáticas ou datas em que aconteceram fatos históricos. Na realidade, é sinônimo de ampliar as áreas de conhecimento, desenvolver o senso crítico e entender as diferentes formas de ver o mundo. Por isso, o Dia Nacional do Estudante é tão significativo.
Nessa data, celebramos a importância de um dos direitos básicos do cidadão do nosso país: a educação. Quer saber mais sobre a origem e a importância do Dia Nacional do Estudante? Então, acompanhe mais detalhes nos próximos parágrafos.
Qual é a origem do Dia do Estudante no Brasil?
O Dia Nacional do Estudante é celebrado no dia 11 de agosto, mas você sabe por que a escolha dessa data? O motivo é que justamente neste dia, em 1827, o imperador D. Pedro I, instituiu os dois primeiros cursos de ensino superior na área jurídica e social no Brasil.
Na ocasião, foram criadas as disciplinas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais na Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. Vale destacar que esses foram os dois primeiros cursos de graduação regulamentados no nosso país.
Porém, o Dia Nacional do Estudante foi oficializado somente 100 anos depois, em 1927, quando o advogado Celso Grand Ley sugeriu a criação da data em um evento que celebrou os 100 anos dos cursos de Direito no Brasil. Já parou para pensar que, em apenas 4 anos, vamos celebrar 100 anos da criação da data e 200 anos dos primeiros cursos superiores?
Diante de tudo isso, ainda tem outra curiosidade: em 1937, o mesmo 11 de agosto foi escolhido para a criação da União Nacional de Estudantes (UNE), instituição extremamente relevante para a proteção dos direitos e deveres dos estudantes do nosso país.
O que significa ser estudante e qual a importância da educação para a sociedade?
Desde a educação infantil até as universidades, os estudantes são o futuro e possuem um papel fundamental na evolução da nossa sociedade. Além do conteúdo aplicado no dia a dia, as escolas são espaços de convivência e troca, e, em muitos casos, o primeiro contato da criança com o convívio em sociedade.
É por meio do conhecimento e do aprendizado que nos desenvolvemos como pessoas e formamos a base de profissionais que mantém os sistemas sociais e as comunidades funcionando. O que seria de nós sem médicos, enfermeiros, advogados, jornalistas, professores e tantas outras profissões essenciais para o futuro? Tudo começa pela educação.
Pensando nisso, nós separamos três pilares que sustentam a relevância do Dia Nacional do Estudante. Confira!
1. A valorização de quem estuda e busca conhecimento
Neste dia, reconhecemos o valor dos estudantes, mostramos a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade. O reconhecimento incentiva e motiva os alunos a não abandonarem a escola e a seguirem em busca de sua formação.
2. Incentiva e reforça a importância da educação
A data é fundamental para relembrar a importância das escolas e outras instituições de ensino para a formação de pessoas preparadas para o convívio em sociedade. Além disso, é dentro do ambiente escolar que o aluno se sente pela primeira vez um estudante, e aprende aos poucos suas responsabilidades e o seu papel na construção de um mundo melhor.
3. Fortalece os profissionais de educação e a comunidade escolar
Ao celebrar o Dia Nacional do Estudante, reforçamos a importância de contar com profissionais capacitados para preparar esses jovens e crianças que estão em diferentes fases de aprendizagem. Outro ponto é trazer para a pauta a necessidade de ambientes e espaços em que esse desenvolvimento possa acontecer dentro do seu máximo potencial.
Qual é o significado do Dia do Estudante para a Escola Mais?
A data é representativa para a Escola Mais. Nesse momento, vemos o quanto é importante a implementação de projetos e iniciativas que já são presentes dentro do nosso ambiente escolar, que reforçam a autonomia e o protagonismo do estudante, em diferentes fases da vida e espaços, como:
-
Aprendizagem Colaborativa
É uma abordagem pedagógica que prioriza a interação entre os integrantes da turma para promover a construção de conhecimento, por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes para diversas dimensões formativas do aluno.
Os estudantes trabalham em grupos ou equipes, compartilhando ideias, discutindo conceitos e colaborando para alcançar objetivos de aprendizagem comuns. Esse processo acontece enriquecendo o ensino tradicional, colocando o aluno como o papel central na construção do conhecimento e o professor como aliado do desenvolvimento.
-
Cultura Maker
O movimento incentiva a criatividade, o aprendizado e a experimentação a partir da criação de projetos utilizando tecnologias, ciências e audiovisual. Ela também pode ser chamada de “mão na massa”.
Segundo o conceito, o objetivo é oferecer a autonomia de criar, remodelar ou consertar, desde que os alunos recebam as ferramentas e o suporte adequados. É comum estar conectada à tecnologia, mas pode ser aplicada em outros contextos, como o do artesanato.
-
Contraperíodo para Ensino Fundamental e Ensino Médio
A Escola Mais oferece um cronograma completo de aulas e atividades para serem realizadas enquanto os estudantes estão presentes em cada uma de nossas unidades. Essa rotina fora da sala de aula acontece no Contraperíodo, um momento importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Ao implementar a convivência e a educação também após o período regular de aulas, aumentamos o rendimento escolar, desenvolvemos o trabalho em equipe, aumentamos a autoestima e incentivamos a autonomia dos estudantes. Por isso, ele é tão importante.
Tudo isso além do inglês todos os dias, lição na escola, espaços de convivência e infraestrutura a preços que cabem no bolso para garantir que o estudante possa se desenvolver dentro do seu máximo potencial e em diferentes áreas do conhecimento.
O propósito da Escola Mais também é: o estudante se empoderar do seu protagonismo enquanto aprende.
Para a Língua Portuguesa, ser estudante é “quem frequenta regularmente um curso em alguma instituição”; para a História, são agentes de mudança responsáveis pela conquista de muitos direitos e evolução da sociedade; para a Matemática, são os aprendizes que levaram o conhecimento de fórmulas que permanecem por séculos.
Para a Escola Mais, o estudante é o protagonista e, por isso, é importante cuidar e conduzir seu caminho nessa jornada pelo seu desenvolvimento e autoconhecimento. Se quiser saber mais sobre a nossa metodologia de ensino e como funciona o trabalho da Escola Mais, agende uma visita em uma de nossas unidades! Clique aqui e fale conosco.