Oferecer ambientes que inspiram a criatividade, promover a autonomia e o protagonismo dentro e fora da sala de aula, garantir que o aluno tenha interesse pela escola são pontos importantes para desenvolver um bom processo de aprendizagem. Além de tudo isso, é fundamental incentivar a alimentação saudável entre essas crianças e adolescentes.
Leia mais:
>> Educação inclusiva e a importância da diversidade em sala de aula
>> Por que é importante incentivar o esporte na escola?
No entanto, promover hábitos saudáveis na alimentação não é só papel da escola. Esse suporte nutricional precisa vir também da família desses estudantes, de forma agradável, prazerosa e com suporte dos responsáveis.
Quer saber como essa parceria envolvendo toda a rede de apoio dos alunos pode trazer diversos benefícios? Então, esse artigo foi feito para você. Acompanhe!
O papel da escola na alimentação dos alunos
Educar vai além de questões cognitivas ou do conteúdo aplicado em sala de aula. O ambiente escolar tem como objetivo ensinar crianças e jovens a se relacionarem com o mundo, compreendendo o seu papel na sociedade, suas responsabilidades e também as consequências das suas decisões.
Nesse contexto, a alimentação é fundamental. Na escola, o aluno vai aprender que a alimentação saudável é importante para a sua saúde e para o seu desenvolvimento dentro e fora da sala de aula.
Orientar a família é o primeiro passo nesse processo educacional
Com rotinas atarefadas, os responsáveis não conseguem dedicar muito tempo à rotina alimentar dos filhos e optam pelas soluções mais rápidas. Na maioria das vezes, infelizmente, essa não é a alternativa mais nutritiva.
Por isso, quando falamos de alimentação saudável, é importante pensar em planejamento e organização. A escola pode orientar os familiares sobre a importância de evitar alimentos industrializados, refrigerantes, salgadinhos e doces no dia a dia dos alunos. É bastante comum proibir o consumo desses alimentos dentro da escola.
A escola é o ambiente ideal para essa troca
Métodos que incentivem a alimentação saudável desde cedo, como a hora da fruta durante o lanche e criar formas de levar o tema Educação Alimentar para a sala de aula também funcionam.
Vale destacar que, além de oferecer mais qualidade de vida, comer bem previne a obesidade, colesterol alto, hipertensão e tantos outros problemas de saúde. No dia a dia escolar, convivendo com os outros alunos e com os professores, esse entendimento acontece.
Benefícios de uma boa alimentação para crianças e adolescentes
Estudos, pesquisas e diversos especialistas comprovam que a alimentação saudável traz diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças e que ela deve acontecer desde cedo.
Hábitos alimentares que incluem frutas, legumes, verduras, proteínas e gorduras boas de forma balanceada ajudam a manter a qualidade de vida e diminuir os riscos de doenças metabólicas.
Com o hábito de uma alimentação saudável e atividades físicas, o desempenho escolar é beneficiado. Ao consumir alimentos mais nutritivos, aumenta-se a capacidade de concentração e raciocínio dos alunos, além de melhorar o humor e dar mais disposição.
Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, existe uma relação direta entre o baixo desempenho escolar e uma rotina alimentar que não é rica em nutrientes, principalmente com o excesso de fast food na rotina das crianças e adolescentes.
Como incentivar a alimentação saudável na escola e em casa?
A escola é um lugar de constante aprendizado, principalmente na hora das refeições. Por isso, ao levar hábitos saudáveis para a alimentação dos estudantes, precisamos entender como ajustar esse reforço de acordo com a faixa etária de cada aluno.
Afinal, falar sobre Educação Alimentar no Fundamental I é diferente de abordar o tema no Ensino Médio, por exemplo. Uma coisa é certa: quanto mais cedo levar o tema para o dia a dia das crianças, mais chances de aderir a esse hábito, inclusive fora da escola.
Crianças e adolescentes precisam de rotina e de um exemplo
Procure preparar refeições nutritivas, balanceadas e coloridas com legumes, verduras, hortaliças e frutas variadas. Elas são essenciais na rotina alimentar. Aos poucos, você vai notar que um cardápio saudável desperta o gosto por alimentos nutritivos. Se a família come doces, processados e frituras, os filhos também vão ficar com vontade.
Convide para colocar a mão na massa e fazer junto
Cozinhar em família é uma oportunidade de aprender juntos e criar vínculos mais fortes. Independente da idade, sejam crianças ou adolescentes, podem entender a origem dos alimentos os quais ingerem e entender os processos pelos quais a comida natural passa até se tornar uma refeição.
É divertido, leve, interessante e pode trazer um novo olhar para alimentos saudáveis. Na escola, oficinas culinárias reforçam esse tipo de interação ao levar o aprendizado da escola para dentro de casa. Que tal compartilhar uma receita juntos?
Live: A construção do hábito alimentar em crianças e adolescentes, com Roberta Carbonari
Se você se interessa pelo assunto, então precisa assistir à live com Roberta Carbonari, Mestre em Nutrição. Neste bate-papo, nós falamos sobre a importância da alimentação saudável para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, além de dar dicas sobre como construir esse hábito alimentar dentro de casa.
O conteúdo está disponível no YouTube e você pode acompanhar o episódio completo a seguir:
Conheça a Escola Mais!
Tecnologia, período integral, Metodologias Ativas, mentoria, oficinas esportivas, Maker Lab e muito mais!
Cada um dos espaços, métodos, conceitos e conteúdos aplicados na Escola Mais são pensados para oferecer aos nossos estudantes o ambiente ideal para o seu bem-estar e desenvolvimento.
Na alimentação, além da possibilidade dos estudantes levarem a comida de casa, nós também temos opções de lanche e almoço dentro da escola, oferecidos pelas redes Quitanda e Sapore, empresas renomadas na área da alimentação escolar e que têm como objetivo a alimentação saudável e saborosa.
Saiba mais sobre cada uma dessas metodologias e diferenciais, e veja os resultados desse trabalho prática! Visite uma de nossas unidades! As matrículas para 2023 já estão abertas. Entre em contato conosco.