O que são aspectos socioemocionais e por que devem ser trabalhados na rotina escolar?

Aprender a dividir, lidar com as emoções e respeitar as diferenças são aprendizados que vão além do conteúdo em sala de aula. Por isso, o ambiente escolar é tão importante. É dentro da escola que esses aspectos socioemocionais são trabalhados, preparando os estudantes para se tornarem adultos seguros e conscientes do seu papel no mundo e na sociedade.

O primeiro passo para garantir que esse entendimento aconteça é saber o que são aspectos socioemocionais e como eles podem ser aplicados no dia a dia escolar. Se você está curioso e quer saber mais sobre o assunto, então acompanhe esse guia até o final. Vamos lá?

Aspectos, habilidades ou competências 

Também chamados de habilidades e competências, os aspectos socioemocionais são características associadas à inteligência emocional das pessoas. Elas são importantes para demonstrar o modo como nos relacionamos com os outros e com nós mesmos.

Segundo a BNCC, essas habilidades ou competências devem fazer parte da rotina dos estudantes em sala de aula, alguns exemplos são: "- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana. Reconhecem, assim, suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas;"

"- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários." "- As competências socioemocionais guiarão o aprendizado prático de crianças e jovens em relação às atitudes e habilidades de uso cotidiano no convívio em sociedade."

Educação Infantil

O primeiro passo é garantir que elas sejam implementadas desde cedo na rotina das crianças na escola. Quando trabalhadas em atividades simples na Educação Infantil, se torna mais fácil serem  desenvolvidas e adaptadas ao longo da sua jornada escolar, passando pelo Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio (ciclos que possuímos na Escola Mais).

Ensino Fundamental I 

No Fundamental I, o objetivo é dar continuidade aos aspectos socioemocionais ensinados na Educação Infantil, com algumas mudanças. Aprender a lidar com as próprias emoções e respeitar as diferenças são pontos importantes a serem trabalhados ao longo da sua jornada de aprendizagem na escola.

Na Educação Básica e no Ensino Fundamental I, as habilidades socioemocionais são apresentadas e nos anos seguintes elas são desenvolvidas e vão contribuindo para a construção da personalidade dos estudantes aos poucos.  Veja alguns exemplos: - Melhoria do aprendizado; - Maior engajamento e convivências saudáveis; - Alunos que participam mais ativamente das aulas.

Ensino Fundamental II

Está em busca de uma escola que prepare seus estudantes para o futuro? Então conheça a Metodologia de Ensino da Escola Mais! É mais educação, mais inovação, mais tudo.